Poesias e Artes de Dalva Saudo!

Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro

Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro Slideshow: Dalva’s trip to Salto (near Itu) was created with TripAdvisor TripWow!

Poesias, fotos e arte naif

Poesias, fotos e arte naif
Fragmentos de uma vida colorida.

Seguidores

sábado, 22 de outubro de 2011

Dalva Saudo > Conto História de uma caipira ( interior de SP)


DALVA SAUDO                            História de uma caipira do interior de S. P.
FESTA JUNINA (ARTE NAIF DE DALVA SAUDO)


No dia 15 de junho de 1938, ois dias após as festas de Santo Antônio, ao anoitecer,com o céu todo colorido com as cores do arco-íris, pela chuva de fogos de artifícios nascia na cidade d Dois Córregos Est. S.P. mais uma caipirinha em meio ao barulho brilhante, anunciando antecipadamente as festas de São João e São Pedro, que viriam logo a seguir.
             D. Jandyra, colocava uma faixa em sua bebê e amarrava-a em uma cadeira, para que pudesse lavar roupas. ( Era lavadeira por prodissão ) e sonhava com um futuro brilhante para sua filha, e declamava:
             “o senhor é meu pastor e nada me faltará”.


            Certo dia, a mamãe, ao embalá-la nos braços, ficara extasiada ao ouvir uma música que de início se misturava ao som dos festejos juninos.
            A melodiosa e  encantadora música, vinha do alto falante de uma perua, que se aproximava com o som cada vez mais alto.      Mesmo naquele explodir de fogos de artifício ela ouvia nitidamente. Se encantara! Era uma canção que dizia:
           A estrela Dalva, no céu desponta, onde a lua anda tonta de tamanho  explendor...
           E as pastorinhas...
           A musica era tão encantadora que até hoje faz sucesso. É um    clássico da música brasileira.
                 _ Que linda música, minha filha se chamará Dalva. Vai brilhar como uma estrela!
                     A menina só viria a ser registrada no dia 13 de julho, por falta de dinheiro Seu pai tivera que vender o chapéu para concretizar o fato!
                       DALVA SAUDO, FILHA DE JOSÉ SAUDO E DE D. JANDYRA MARCHI.
                      Essa menina fogueteira, caipira do interior e com nome de estrela foi crescendo para a alegria e brilho de sua família.
              Sempre sonhando com um futuro brilhante para a menina. Sempre repetia:
                “o senhor é meu pastor e nada me faltará”

            Hei de Vencer... Minha filha vai ser professora!
            Quando a menina estava com oito anos de idade, seu pai abandonou-a com a mãe, numa casa de madeira na cidade de Bauru,S.P.
              Mesmo sozinha e sem pensão do marido, D.Jandira continuava a sonhar: Passara de sonho...Já era uma obcessão!
            ¨O Senhor é meu  Pastor e nada me faltará”  Vou educar minha filha sozinha e ela vai ser professora!
            E o sonho  da D Jandira se concretizou, foi realizado! Aquela caipirinha nascida em Dois corgo... sou eu e já sou professora aposentada!   DALVA SAUDO    19/12/07

Música citada "As pastorinhas Noel Rosa/ Pixinguinha
      

     
                 


















Nenhum comentário: