Poesias e Artes de Dalva Saudo!

Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro

Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro Slideshow: Dalva’s trip to Salto (near Itu) was created with TripAdvisor TripWow!

Poesias, fotos e arte naif

Poesias, fotos e arte naif
Fragmentos de uma vida colorida.

Seguidores

domingo, 22 de agosto de 2010

Vivo para ser feliz, amar ou sou bipolar? Dalva Saudo 18/08/08

A filosofia diz que vivo para amar, me transformar.
A psiquiatria...  que sou bipolar.
Geminiana... a explicação da astrologia.
Para os amigos, sou sistemática, lunática.
Eu? Considero-me louca mansa.
Afinal...A alegria a tristeza... 
Conheço-as no plural.


Fanática pela poesia, samba e alegria.
Dou vazão a uma felicidade divinal!


Gostaria que inventassem um aparelho
Para medir tal felicidade descomunal,
Dessa minha alegria embriagadora,
Apesar de beber apenas água mineral.


Mas...preocupo-me porque talvez
Pelo resultado exaltante da medição
Poderiam diagnosticar:


"Com densidade a paciente   extrapola a felicidade"
Com este diagnóstico incomum a coletividade.
Criariam a "lei seca da alegria!"


Não deixariam mais me divertir e nem mesmo dirigir.
Fariam meu coração entrar em depressão
Aí sim, a psiquiatria teria razão!


Ser louco é... ser muito alegre?
Não concordar em usar calças jeans ou pretas? 
Não andar nos trilhos?
Ser diferente de toda a gente?


Se a filosofia diz que a alegria
É a capacidade de me transformar,
Quero criar, pintar telas, me alegrar, amar,
Fazer versos profundos onde aprofundo
Conhecimentos e questionamentos para o mundo.
=====================================================













BIPOLARIDADE

“Há estudos que comprovam a relação entre as oscilações de humor e a criatividade”, afirma Luiz Alberto Hatem, vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria. “Van Gogh e Wagner, quando deprimidos, produziam menos obras artísticas, mas de maior qualidade. É durante as fases de dor e depressão que surgem as produções mentais, os questionamentos que não povoam a vida mental habitual.”


HTTP://REVISTAEPOCA.GLOBO.COM


Nenhum comentário: