Poesias e Artes de Dalva Saudo!

Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro

Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro Slideshow: Dalva’s trip to Salto (near Itu) was created with TripAdvisor TripWow!

Poesias, fotos e arte naif

Poesias, fotos e arte naif
Fragmentos de uma vida colorida.

Seguidores

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Caminhos Percorridos



           Ficaram na lembrança caminhos que percorri através das cores do sol ao amanhecer e ao entardecer.
          Lindos caminhos foram percorridos para alfabetizar crianças na zona rural.
         Nas bucólicas estradas de terra, em fusca ou montada em animal, passava pelo cafezal, atravessava o canavial, quase sempre aos reflexos do sol.
         Cenas na memória da minha história, as recordo como a um filme.. .Os reflexos dourados riscando os caminhos dando-lhes brilho, sombra e luz na terra, em todos os ângulos formando “telas”.


         No final da paisagem além das crianças com lindas flores do campo a me esperar, avistava também a capela lá no alto em demonstração de fé, o casarão com ramagens nas paredes, os bóias frias no terreiro de café e animais em lindas pastagens formando paisagens!
        Pinguela pencil tinha que atravessar com águas transparentes, transbordantes, sempre aos reflexos do sol.        
        Nesses caminhos muitos carinhos recebi, outros tantos ofereci com lindas lições ensinadas.
       A contemplação de tanto mistério devo ao magistério. Durante o dia ensinava, á noite me especializava e  em pedagoga me formava.
       Ao entardecer na rodovia para a faculdade, avistava a claridade do crepuscular lá longe no horizonte.
       Descrever o amanhecer e o entardecer nos caminhos que percorri é como tentar pinta-los em tela. Por mais inspirado e talentoso o artista chega perto do eu. Nunca a Deus.
       Crepúsculo, reflexos do sol, que após ter dado tanto calor a terra, vai saindo majestoso deixando rastros de brilho e beleza em misturas de cores impressionantes
       Eram o que meus olhos, na minha mocidade, cheios de esperanças, contemplavam nos caminhos que percorria em Bauru, Presidente Alves, Marília, nas fazendas Jacutinga e Flor da Noroeste.
       Ontem realidade, hoje... saudades.
      Agora longe, em outro horizonte, nas minhas caminhadas ao entardecer, são dois os crepusculares:
      O sol com sua eterna magia e eu ao imaginar quantas luzes e brilhos proporcionei aos olhos dos quais alfabetizei.

11/05/05

Nenhum comentário: